terça-feira, 4 de julho de 2017

Dicas para parar de enrolar e vencer a procrastinação

  A procrastinação é o calcanhar de Aquiles de muitos escritores. Eu, particularmente, acredito não ter esse problema, porém não ache que eu sempre estou com vontade de escrever. Há dias em que eu não escrevo 1 parágrafo sequer. E eu me sinto mal por isso? Não, porque escrever de forma forçada é horrível {já fiz isso 1 vez para poder acabar o texto de um concurso e foi PÉSSIMO}. Depois disso eu jurei que não faria mais, pois ao me forçar, acabei tornando algo prazeroso em um martírio. E a escrita não deve ser um sacrifício. Se estiver assim para você, reveja sua rotina, a razão pela qual você escreve, o gênero literário escolhido e a história. Com certeza, algum desses elementos está desalinhado com o seu gosto/criatividade.
  Voltando ao tópico principal... Minhas dicas para acabar ou diminuir os momentos de procrastinação são:
1º pense no motivo pelo qual você escreve e foque nessa motivação
2º pense na parte que quer muito escrever da história e no final do livro
3º estabeleça metas diárias ou semanais (vou colocar um * nessa dica, pois farei uma postagem dizendo a minha opinião sobre essas metas - prós e contras).
4º escreva sempre que possível. Não podemos levar o computador junto para todo lugar, mas podemos levar o celular. Então, sempre que puder, você abre o bloco de notas ou um app e escreve lá, enviando o texto depois ao computador. Se você for do tipo que prefere escrever à mão, você pode levar sempre um caderninho junto e, da mesma forma, quando puder/tiver tempo você escreve.
  A ideia é: de frase em frase, nós formamos uma história completa.

Espero que essa postagem seja útil e os ajude a vencer a procrastinação.
Comentem e divulguem a outros escritores. Boa escrita!
 (postagem nova toda terça-feira)

Postagem em destaque

Apresentação