terça-feira, 22 de agosto de 2017

Registro da obra na Biblioteca Nacional

 O tópico de hoje é mega hiper ultra importante. Nós, autores, devemos garantir nosso direito autoral através do registro na Biblioteca Nacional. A BN (biblioteca nacional) disponibiliza todas as informações no site: https://www.bn.gov.br/servicos/direitos-autorais . Ou seja, não há justificativa para não fazer o registro. Principalmente, pois a taxa custa 20 reais (além do custo de impressão e correios, obviamente). Mesmo assim, 20 reais torna-se barato perto do que você vai ter que gastar em advogado caso sofra plágio.


 Se você não tiver esse dinheiro ou quiser se arriscar e enviar para editoras/ publicar a obra em plataformas digitais como o wattpad, o risco é seu. No caso das editoras, o risco não se torna tão grande, pois é difícil que alguém intercepte o envio e o livro seja extraviado. Contudo, em plataformas digitais praticamente não há garantia de proteção.
 Após o envio da obra e os documentos necessários, você receberá em alguns meses um papel oficial da biblioteca nacional contendo o nome da sua obra, páginas e o seu nome [talvez tenham outras informações, porém eu não lembro de tudo o que havia] (risos). Além disso, esse documento é assinado e contem a insígnia da BN. O link citado acima possui tudo, porém se alguém tiver dúvidas de como preencher e o que fazer, pode enviar aqui que eu tentarei ajudar.
 E só lembrando que há duas opções: Registro e/ou Averbação ou Registro de desenho, personagem e/ou imagem(ns). Logo, não é possível registrar somente o nome do livro ou o livro incompleto.

Espero que tenham gostado. E não se esqueçam de fazer o registro da obra depois de finalizá-la! Curtam, compartilhem e divulguem!

Postagem em destaque

Apresentação