Pular para o conteúdo principal

Divulgação - 14 dicas para atrair leitores

 O tópico de hoje não possui uma fórmula mágica, que será o segredo do seu sucesso. Contudo, aprendi algumas dicas sobre divulgação que podem ser úteis. Como eu pretendo fazer mais de um livro, achei mais prático ter páginas sobre mim, invés dos meus livros, porque assim o número de coisas para manter atualizado diminui.
1) Faça páginas para você ou para o seu livro no Facebook, Twitter, Instagram, sempre mantendo o mesmo nome, porque isso facilita pro leitor te achar. Ex: os meus são todos @rsoaresautora
2) Tenha um site com: uma breve biografia sobre você, suas influências, uma foto sua, foto do livro, sinopse, locais de venda com seus respectivos links, suas midias sociais e um email e/ou telefone, caso alguém queira entrar em contato. (Inicialmente, eu fiz de graça no https://www.site.com.br/ é fácil de mexer e você pode personalizar, mudar layout, colocar fotos... Agora, eu fiz um dominio pago pela https://registro.br/ e migrei para a hospedagem da Hostgator, https://www.hostgator.com.br/aplicacoes. Lá, eu fiz o layout e coloquei fotos. Caso alguém queira ver meu site para ter ideias, o link é: http://www.rsoaresautora.com.br/ )
3) Pegue frases de efeito do seu livro e faça montagens. Ex: foto 1 e 2. (A primeira foi a editora e a segunda fui eu). Para isso, você pode usar o Canva ou o Pixabay (em ambos você consegue baixar fotos de graça)



4) Você pode fazer um booktrailer que instigue o leitor. E não necessariamente precisa ser algo narrado e nem com cenas de filme para não ter problemas com direitos autorais. Ex: https://www.youtube.com/watch?v=qK2tqsIBKIE . Nesse, nós usamos o editor Sony Vegas Pro 13*
5) Faça uma promoção a cada seis meses, pelo menos. Se você for autor independente, fica mais fácil de fazer isso. Se tiver uma casa editorial, provavelmente a editora já faz isso, caso contrário, sugira essa ideia a seu editor. E DIVULGUE a promoção!
6) Tente fazer parcerias com blogueiros/booktubers/pessoas com páginas literárias no facebook/instagram... Quanto mais pessoas resenharem sobre seu livro e comentarem, mais leitores serão atingidos, porque cada página dessa tem um grupo de leitores fiéis que seguem as dicas dadas. Existem vários parceiros que cobram, mas uma grande parcela ainda faz de graça, então você não precisa pagar para ter o livro resenhado e divulgado, basta ajudar na divulgação daquele canal/blog/página.
7) Converse com os parceiros literários para saber se há possibilidade de dar entrevistas sobre o seu processo de escrita. Isso faz com que os leitores o conheçam mais e se eles se interessarem, já é um passo para eles procurarem saber sobre o seu livro. E se tiver conhecidos com rádios ou programas de televisão, veja se é possível conseguir uma entrevista, nem que seja 15 minutos.
8) Peça aos seus amigos, familiares, conhecidos fazerem o boca-a-boca diário. Nem que seja falar ''Sabia que o fulano escreveu um livro. Eu ainda não li, mas pela sinopse achei interessante''. Ser escritor desperta curiosidade em algumas pessoas, então use-a ao seu favor.
9) Você pode fazer cartões de visita com informações básicas como email, site e midias sociais. (Eu fiz o design no Canva e mandei fazer por esse site https://www.360imprimir.com.br/cartao-de-visita ).  E sempre que alguém quiser informações, entregue-o.
10) Quando viajar, leve um exemplar seu e leia ou finja estar lendo no avião, ônibus... Mantenha o livro à mostra, com a capa virada pra cima. (Percebi que ao verem um livro, as pessoas tendem a esticar a cabeça para ver do que se trata, título, capa. Ou seja, é uma excelente oportunidade para dizer ''ah, esse livro é meu. Eu escrevi'', gerando uma série de perguntas que podem fazer a pessoa procurar o livro depois).
11) Se estiver cursando uma faculdade, converse com o setor cultural/de extensão da faculdade para ver se é possível fazer um lançamento lá.
12) Coloque anúncios no facebook ou no instagram para atrair mais leitores. Os anúncios não precisam ser caros e nem durar muito, mas a mensagem neles deve ser clara e direta, sem textos grandes. Você pode até colocar links que direcionem ao seu site ou página, invés de escrever ''compre meu livro'' ou algo do tipo.
13) Participe de feiras e eventos literários na sua cidade para conhecer novos autores e possíveis parceiros literários que façam divulgação
14) Conte às pessoas certas que você é escritor. Ex: na minha faculdade, existe um local que faz xerox, e o senhor responsável dá dicas de resumos que estão disponíveis aos alunos, textos de livros e coisas do tipo. Desde que ele soube que eu sou escritora e comprou meu livro, toda vez que ele me vê na fila do xerox, ele comenta com a pessoa que está atendendo ''Sabia que ela é escritora. É, ela já escreveu um livro. Muito bom o livro dela''. E isso faz a pessoa me questionar o título, sobre o que é... Ou seja, identifique possíveis disseminadores dessa informação no seu local de trabalho, faculdade, escola.

Obs: Sempre tenha dois livros com você. (Eu já deixei de vender, porque não tinha nenhum exemplar na hora). Deixe no carro, em casa, na bolsa, mas jamais viaje sem um exemplar.

Espero que essas dicas tenham ajudado! Se gostou, curta, compartilhe e divulgue!

Postagens mais visitadas deste blog

Uso de letra Maiúscula ou Minúscula após o travessão?

Quando houver um verbo que introduz uma fala, demonstra um pensamento ou indica uma atitude [ex: disse, afirmou, indagou, perguntou, negou, pediu, solicitou...], usa-se a letra minúscula, pois é uma espécie de continuação do que o personagem está dizendo. Porém, quando o que o narrador disser for uma ação diferente da fala [ex: bateu a porta, ligou o carro, derrubou o caderno, chutou a cadeira, quebrou a garrafa...], o comentário do narrador deve ser iniciado com letra maiúscula e a fala do personagem deve ser pontuada.

Ex situação 1:
- Eu te odeio! - exclamou.
OU
- Meu voo sairá amanhã às 18 horas - afirmei.

Ex situação 2:
- Vamos embora daqui. - Ligou o carro, após fechar a porta com força.
OU
- Desculpe-me por isto. - Referindo-se ao instante em que quebrou o vaso de sua avó.

Espero que minha pequena explicação tenha ajudado vocês! Aproveitando, indico o blog da Samanta Holtz. Lá, eu encontrei algumas dicas bem úteis para escrita também. (link: http://www.samantaholtz.com.br/blog…

Resenha de Apocalipse - J.Bizatto

O segundo volume da série Heranças de Sombras (o primeiro é Luxúria) é marcado por mais problemas na vida de Samantha e Benjamim. Sam agora se descobre bruxa, descendente de uma importante linhagem e também descobre que Ben é um caçador, portanto seu oponente natural. Isso, certamente, coloca o casal em uma situação complexa, pois eles precisam decidir se seguem seus sentimentos ou se passam a se considerar inimigos.


  A autora soube construir com maestria o amadurecimento dos personagens e eu notei em Sam atitudes mais conscientes, apesar dela ainda ser bem impulsiva. A obra mescla elementos da história das bruxas com lendas de cidades pesqueiras, trazendo de volta a visão original das bruxas, invés dos estereótipos criados após Harry Potter. Todas as capas possuem relação com elementos dentro da história, incluindo os símbolos usados pelos caçadores.
  O final de Apocalipse é um momento de pura tensão, dando uma clara margem ao volume 3. Se você gosta de romances mesclando fantasi…

Resenha Crítica de Meu Porto Seguro - Mithiele Rodrigues

Hoje é dia de resenha crítica! Escolhi o livro ''Meu Porto Seguro'' da autora Mithiele Rodrigues. 

Li esse livro na Amazon e após a minha avaliação, vou deixar o link para quem quiser lê-lo também. A avaliação será baseada em 4 pontos, sendo que sempre acrescentarei um 5 ponto comentando a escolha do título, nomes dos personagens e cenários.  

Resenha: Taylor tenta fugir de alguém do passado mudando de cidade, porém, lá, ela acaba tendo um caso com Max, um homem rico e que gosta de curtir a vida. Ela considera ser algo de uma única vez e arranja um emprego novo, apesar de ainda pensar no homem misterioso. No novo trabalho descobre que seu ''amante de uma noite'' na verdade é seu chefe. É então que Max decide conquistar Taylor, apesar de notar que há algo estranho acontecendo toda vez que ela recebe ligações ou mensagens. Tais ligações/mensagens a fazem temer pelo futuro dos dois e apesar de querer ser independente, Taylor precisará aprender a pedir ajuda.…