terça-feira, 19 de setembro de 2017

Como conciliar blogs, canal, faculdade de medicina e os livros?

  Sempre me perguntam como eu consigo conciliar a faculdade de medicina com 2 blogs (um com dicas de cozinha = All By Rafa e esse = Escritora Veterana) + um canal no youtube (Escritora Veterana) e + um livro (também sou escritora). E a minha resposta todas as vezes é: organização de prioridades diárias. O que isso significa na prática?
 Significa que eu anoto em uma agenda e em blocos de notas o que eu preciso fazer, além de ter um quadro de horários. É claro que quando tenho provas, seminários ou trabalhos, eu escrevo menos e quando não tenho muita coisa pra fazer, eu escrevo mais [em média, demoro 1 ano para acabar um livro, incluindo a primeira revisão dele]. Na agenda eu escrevo os afazeres da faculdade, incluindo datas de prova e apresentações). E nos blocos de notas, eu coloco as pequenas tarefas diárias. Ou seja, isso me dá uma clara visão sobre o que eu preciso fazer com urgência e o que pode demorar.


 O quadro de horários é ótimo para você identificar os horários livres entre as atividades e períodos de sub-aproveitamento, nos quais você poderia escrever. Contudo, caso você possua uma vida atarefada todos os dias, sugiro que escreva pequenos trechos regularmente [no celular, em cadernos ou em notebooks], porque de pouco em pouco, você terminará um livro. A propósito, aquilo que eu falei sobre anotar as tarefas em uma agenda pode ser adaptado ao excel, folha A4 ou um quadro de canetão; o que você preferir, desde que você olhe com regularidade e mantenha seus compromissos e tarefas em dia.

*Momento experiência própria: eu escrevia toda noite antes de dormir no word do celular, enquanto fazia cursinho pré-vestibular e depois de 11 meses, acabei o meu primeiro livro.

Boa escrita! Se tiverem novas ideias de organização, mandem aqui! Estou sempre disposta a experimentar novas técnicas.

Postagem em destaque

Apresentação