terça-feira, 9 de janeiro de 2018

Descrição de vários personagens em sequência

Uma técnica que eu uso para descrever vários personagens em sequência é descrevê-los em cada parágrafo. Ou seja, em um parágrafo escrevo sobre o personagem X, no seguinte sobre o Y, posteriormente sobre o W e assim por diante. Acredito que isso facilita o texto, pois o narrador já está deixando evidente as características mais importantes daqueles personagens, de maneira que o leitor não precisará procurá-las entre frases avulsas. É claro que nessa parte, só coloco personagens que possuam relação direta com aquele núcleo, caso contrário, a descrição será feita posteriormente.



  Ex:
  Thiago, um senhor de 70 anos, cujos cabelos grisalhos são perfeitamente aparados. Seu aspecto robusto esconde seus anos de militar, em que trabalhou no norte no país, durante os anos 50-80.
  Fernanda, jovem de 12 anos, acredita em amor verdadeiro devido ao seu amor por histórias da Disney. Possui fios claros iguais sua mãe, a qual faleceu quando Nanda tinha 3 anos. É sobrinha de Thiago e Suzana.
  Suzana é uma ex-cabeleireira, atualmente aposentada por lesão no punho direito. Sempre mima a sobrinha e ajuda seu irmão Gabriel a cuidar da sobrinha, que embora seja estudiosa, possui problemas de concentração que dificultam seu aprendizado.

 Nesse trecho vocês podem ver um exemplo do que eu disse. Espero que tenham gostado dessa forma de descrição. E boa escrita!

Postagem em destaque

Apresentação