terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

Texto rápido demais/com muita ação?

 É claro que há diversos tipos de escritores e por isso, haverá textos com estilos diferentes. Eu costumo dizer que não existe certo e errado na literatura. Porém, se você estiver incomodado por suas cenas estarem muito rápidas ou com muita ação, talvez eu possa ajudar.


 Uma das técnicas que eu uso é mesclar cenas de ação com falas + descrição de personagens/cenários/clima. Isso ajuda a dar uma ''freada'' no ritmo do texto e se for feito de forma proposital, ainda pode aumentar a tensão em determinadas cenas, dando mais suspense ao leitor. Não tem ordem certa do que usar. Eu coloco diálogos quando eu acho que a cena está ficando com muita descrição e/ou ações, transformando o parágrafo seguinte em um diálogo entre os personagens em cena. Esse diálogo pode ser sobre a ação que estava se desenvolvendo ou sobre algo totalmente novo, como se alguém chegasse em cena e interrompesse tudo.
  Como leitora, eu não gosto de ler livros com descrições de mais de uma página, por isso, digo que mesclar os recursos é a melhor escolha. Outra dica é tentar se colocar no lugar do personagem em cena. Ok, o personagem está concentrado, pois a cena é de ação. Porém, será que ele não reparou em nada?
  Exemplo: na figura acima nós podemos deduzir que seja uma moto em fuga. O que o motoqueiro(a) estava pensando? O que ele(a) sentiu durante a fuga? Estava frio, quente, abafado? O ar estava denso pela fumaça? Responder essas perguntas, já faria com que a cena de ação sofresse quebras e ficasse menos veloz. Isso é apenas uma sugestão. Teste e veja qual recurso você gosta mais.

Se tiver comentários, sugestão de temas ou perguntas, comente aqui, por favor!

Postagem em destaque

Apresentação