terça-feira, 6 de março de 2018

Como arrasar na redação do Enem

  A redação do Enem é MEGA importante, porque vale muitos pontos. Ela deve ser dividida em Introdução, Desenvolvimento e Conclusão dentro do espaço limite, ou seja, 30 linhas. Na introdução, você deve conceituar e fazer uma mini explicação do assunto. Aqui vale colocar citações de pessoas importantes, lembrando só de que o nome do autor precisa estar escrito junto. A introdução geralmente ocupa um espaço de 5 a 7 linhas e sempre é escrita em 1 parágrafo só.


 Por outro lado, o desenvolvimento ocupa mais linhas (é a maior parte do texto), sendo dividido em 1 ou 2 parágrafos, porque você precisa de mais linhas para escrever sobre o contexto do assunto. Além de mostrar os pontos negativos, positivos do tópico e as diferentes visões sobre ele (o assunto). Nessa parte você deve colocar referências. Aqui pode músicas, citações, filmes, livros. Vale tudo desde que seja referenciado com o nome do autor/cantor (com exceção dos filmes, esses não precisam ter o nome do autor).
  A conclusão costuma ocupar o tamanho de 5 a 7 linhas, sendo escrita em 1 parágrafo também. Aqui deve ter a proposta de intervenção (regra deles). Uma sugestão de proposta de intervenção é: campanha de conscientização, porque esse tipo de campanha pode ser feita com qualquer tema, então lhe permite colocar como proposta possível. Eu sempre colocava 3 propostas, sendo uma delas, a campanha de conscientização. Nessa parte, você deve retomar o principal ponto e fechar seu pensamento, concluindo-o. Algumas sugestões de palavras para começar a conclusão é:
- ''sendo assim,...''
- ''Portanto,...''
- ''Desse modo, pode-se perceber que...''
- ''Dessa forma, a partir do que foi exposto acima, é possível constatar que...'' 

Espero que essas dicas tenham sido úteis. E boa sorte no Enem!!

Postagem em destaque

Apresentação