terça-feira, 10 de abril de 2018

Publicar com editora: Prós e contras

Nessa modalidade de publicação, existem 2 opções: em editora tradicional (o autor não paga) e em editora paga (que o autor arca com uma parte do processo). No segundo modelo, o pagamento pode ser feito de diversas formas, tudo depende da proposta.

PRÓS
1) EQUIPE QUE FAZ TUDO
No contrato estão todos os itens que a editora lhe dará (diagramação, revisão, capa, registros...) e isso será feito por uma equipe contratada pela editora, ou seja, você não precisará ir atrás de cada pessoa para realizar um determinado serviço.
2) LIVRO CHEGA A GRANDES REDES DE LIVRARIAS/LOJAS
A maioria das livrarias e redes de lojas só aceitam livros que sejam editados por Editoras, ou seja, nesse caso, os autores independentes encontram uma ''barreira'' para chegar nesses locais. O que não acontece se o seu livro contiver um selo editorial.
3) CAMPANHA DE MARKETING INCLUÍDA
Muitas editoras promovem seus livros, realizam campanhas publicitárias e marketing a fim de aumentar as vendas. E, sejamos honestos, quanto mais lucro eles tiverem, mais lucro você vai ter (mesmo que sua porcentagem de direito autoral não seja tão grande). Sem editora, você vai precisar fazer isso sozinho e custear tudo.


CONTRAS
1) PORCENTAGEM DE DIREITOS AUTORAIS PEQUENA
Pelo que eu vejo, as porcentagens de livros físicos não costumam passar de 18% (são raras as que oferecem 20% aos exemplares físicos). Já com livros digitais, costuma ser de 25% (no máximo 30%). Ou seja, fazendo uma média, seria de 10-18% para volumes físicos e 12%-25%. Obviamente, existem exceções, mas essas seriam as médias.
2) SUJEITO ÀS DECISÕES DA EDITORA
Você é o autor da obra e por isso, fará algumas decisões, contudo, em determinadas ocasiões, a editora tomará a decisão SOZINHA. E você precisará aceitar. Exemplos: período de promoção, custo do livro, participação em eventos...
3) VALOR COSTUMA SER MAIS ELEVADO
Ao publicar com uma editora paga, o custo de publicação costuma ser superior ao de uma publicação independente, porque logicamente a editora quer ter lucro também.

Você precisa analisar o conjunto de elementos antes de decidir o que quer fazer, porque talvez, o barato saia caro se fizer algo por impulso e sem avaliação prévia. Ou seja, analise ANTES.

Postagem em destaque

Apresentação