terça-feira, 29 de maio de 2018

Resenha critica Dom Casmurro - Machado de Assis


Resultado de imagem para dom casmurro

Quem nunca leu a obra que consagrou a frase ''Olhos de cigana oblíqua e dissimulada''? Eu só poderia estar me referindo à clássica obra Dom Casmurro, escrita por Machado de Assis! O sucesso desta obra perdura por décadas e hoje ainda é uma das histórias mais analisadas.  

Resumo:
Bento Santiago, um advogado solitário, decide contar sobre sua vida, revisitando fatos de sua infância, adolescência e vida adulta. Munido de um vocabulário sarcasticamente impecável, ele tece comentários sobre todos ao seu redor, incluindo sua futura esposa Capitu e seu possível envolvimento com o amigo Escobar, embora este seja casado com Sancha.

1- IDEIA DA OBRA
A forma como o autor mesclou a crítica de costumes com o enredo é surpreendente. Durante as páginas vemos ''Bentinho'' resmungar de dezenas de fatos e personagens, quando muitas situações aconteciam realmente na época em que a obra foi escrita. Ou seja, a obra também detém a   função chocar a sociedade mostrando suas incongruências.

2- FLUIDEZ DA TRAMA
Confesso que em alguns pontos eu me perdi nas reflexões do Bentinho, mas creio que isso tenha ocorrido por uma leitura não tão focada (da primeira vez). Mesmo assim, é bom ver o quanto a escrita em primeira pessoa contribui para que julguemos Capitu e Escobar.

3- CONSTRUÇÃO DE CAPÍTULOS
São curtos, com muitas analogias e figuras de metalinguagem. É quase um quebra-cabeça psicológico no qual você precisa juntar cada peça para ter uma compreensão ampla do enredo.

4- EXPERIÊNCIA COMO LEITORA
Ótima. Sei que o julgamento da Capitu não é o principal ponto da obra, porque o intuito do autor era focar na questão da crítica da sociedade, (o que condiz com o período literário em que a obra foi escrita), contudo, creio que nosso pré e pós-julgamento seja inevitável. Você se sente um ''detetive'' quando volta páginas para rever falas, cenas e ações dos personagens na tentativa de chegar a um veredito.

Nota: 5

obs: fonte da imagem https://www.saraiva.com.br/dom-casmurro-414139.html

Postagem em destaque

Apresentação