terça-feira, 12 de junho de 2018

Tríade da Aprovação no Vestibular/Enem

Equilíbrio entre alimentação adequada, estudo e descanso é a tríade de sucesso dos estudantes aprovados. 

  Vários estudantes acham que o segredo do sucesso está em: estudar até cair no sono, tomar doses absurdas de café e/ou outros estimulantes e descansar pouco. NÃO. Estudar é importante, mas todas as provas, especialmente provas longas como ENEM, exigem resistência. E para ter resistência, você deve estar bem alimentado e descansado.
  Sei que é um período estressante e cheio de dúvidas. Afinal, você não sabe se irá passar, se está fazendo a escolha certa e se precisará se mudar para longe da família depois que for aprovado. Além disso, há a questão das faculdades particulares e públicas + a enorme concorrência. Independente disso, se você fizer a sua parte e cuidar dessa tríade, garanto que suas chances ficam bem maiores.
  Em todas as minhas provas de vestibular e enem existiam estudantes que:
- cochilavam
- distraiam-se com balas, chicletes, chocolates, frutas e salgadinhos
- derrubavam garrafas de água em cima da prova
- marcavam questões erradas no gabarito
- rasuravam o gabarito
- assinavam no local errado
....
  Eu poderia ficar citando centenas de exemplos. E a maioria deles poderia ser evitada se eles estivessem mais calmos. ''Ah, mas é impossível ficar calmo quando (parece que) seu futuro depende de uma prova''. OK, eu entendo. Porém, ninguém disse que esta tarefa seria fácil. Inclusive essa foi uma das razões pelas quais eu considero o vestibular uma prova de resistência. Vence quem está melhor preparado.
  Alimentação é a base. Sem nutrientes adequados e com pouca água no organismo, você pode ter uma dificuldade de concentração e de aprendizado. Ou seja, BEBA ÁGUA  + COMA da forma mais SAUDÁVEL possível.
  Estudo é um item óbvio. Você precisa de conhecimento para responder as questões. Então pratique com simulados, faça redações, treine com provas antigas e estude a teoria.
  Quem está descansado perde menos questões por falta de atenção e isso reduzem os riscos de você assinalar o gabarito incorretamente. Acredite, isso acontece bastante. Logo, tenha uma rotina de descanso, fazendo pausas regulares entre os estudos para dar tempo ao cérebro de absorver tudo.

BOA PROVA!!

Assista ao conteúdo do canal - vídeo sobre Dicas para redação ENEM => https://www.youtube.com/watch?v=1s1-GXGwmRE&t=70s

Postagem em destaque

Apresentação